Imagem capa - Bee, Beetle and Butterfly por mariana monteiro
Festa

Bee, Beetle and Butterfly

A Tati estava procurando uma fotógrafa para registrar a festa do primeiro ano da sua filha e me encontrou no Instagram. Fechamos dia e horário. Trocando uma ideia com Tati, descubro ela é decoradora e que seria a responsável pela projeto de decoração da festa! Quando eu chego lá, me deparo com uma decoração tão linda e delicada que fiquei encantada.

Tati comanda o Floral Xadrez e tem uma maneira autoral e afetiva de criar e montar seus projetos. De quebra, construímos uma boa amizade e junto com a Ana, artista de lettering da Amor por Extenso, formamos a #ParceriaFofa. Que nada mais é do que criar e promover esses projetos de decoração mais fora da caixinha. Tati cria, Ana ajuda a executar e eu registro tudo. ❤

Em tempos onde tudo é tão igual, quem faz diferente se destaca. Hoje, eu resolvi entrar nesse mundo de decoração e entender um pouquinho do que passa por dentro da criatividade da Tati. Fiz umas perguntinhas pra ela e me surpreendi com esse universo que vai muito além de uma simples decoração. Vamos conhecer um pouquinho do trabalho dela?

Mari: Conta um pouquinho da sua história. Como você chegou até a decoração?
Tati:
Quando meu primeiro filho tinha 6 meses, eu comecei a preparar sua festa de 1 ano. Decidi que iria fazer toda a decoração e principalmente os bonecos. Na época, descobri que uma amiga estava dando aulas de bonecos de tecido, comecei a fazer as aulas e produzimos 7 casais de animais da fazenda para a "Fazendinha do João".  Esta mesma amiga, um dia virou para mim e disse: " não sei porque, mas acho que você  ainda irá trabalhar com decoração!"
Eu sou Terapeuta Ocupacional de formação e trabalhava em um serviço de Saúde Mental,  mas já havia iniciado uma busca por algo que me encantasse. Quando ouvi ela dizer está frase, parece que tive um start na cabeça. Fizemos nossa primeira produção informal em 2013 e em janeiro de 2014 tivemos nossa primeira decoração oficial.

M: Qual é o ponto de partida para os seus projetos de decoração?
T: Quando um cliente chega com um tema, eu começo a realizar um estudo de referências. Nunca busco por uma festa pronta, sempre procuro olhar ilustrações,  fotos de design de interiores, estampas de tecidos e por aí vai.
O pinterest é meu maior banco de dados, gosto de entrar nele sem procurar algo específico e quando encontro algo que gosto, salvo na minha pasta de idéias. Foi assim que elaborei a idéia para a mesa "Bee, Beetle and Butterfly". Tem também as idéias que chegam do universo....kkk e brotam na minha cabeça do nada.

M: Tudo vira referência e inspiração mesmo?
T: Para mim, tudo vira!!! Uma simples imagem é um start para toda uma produção.  Tem também as referências internas que carrego comigo ao longo da vida. Fui uma criança total Disney e depois total nerd. Amo Harry Potter e outros clássicos infanto-juvenis e percebo que isso também me ajuda nos processos de criação.

M: Você acha que dá pra montar uma festa com QUALQUER tema?
T: Qualquer tema do mundooo! Adoro quando os clientes chegam com coisas inusitadas, ou me pedem ajuda para criar algo. Acredito que produzir uma decoração é tão singular quanto a pessoa a ser celebrada.

M: Sei que é difícil, mas você tem algum projeto queridinho?
T:Difícil mesmo, mas acho que o mais recente foi o que fizemos juntas na #ParceriaFofa " Bee, Beetle and Butterfly" . Nesta produção quis retratar a força do empreendedorismo feminino, da parceria linda e construtiva que fizemos e a força do trabalho em conjunto.  Atribuí à mesa características dos insetos, como ser resiliente, resistente,  eles são tidos como os seres mais bem sucedidos do planeta.  Essas representações foram colocadas em forma de palavra através do lettering, realizado pela Ana do Amor por extenso. Os besouros são os seres mais fortes, as abelhas por serem trabalhadeiras e  trabalharem em conjunto e a borboleta  por marcar todo um processo de transformação que venho passando.

M: Se alguém ficou morrendo de vontade de ter uma projeto de decoração com você, como funciona o processo de orçamento, criação e execução com a Floral Xadrez?
T: Primeiramente a pessoa me passa as informações do evento, dia, local , tipo de evento, e se pensou em algo como tema. Conversamos a respeito e eu envio o orçamento. Após fechamento do contrato começa todo o processo criativo,  estudo de referências, paleta de cores e objetos que serão utilizados na produção.  Compartilho todas as informações com o cliente e vamos ajustando juntos até que tudo fique de acordo. Também presto assessoria em outros pontos da festa, para que tudo fique em harmonia com a decoração.  

M: Pra você, qual a importância da decoração em uma festa?
T: A decoração é uma história que contamos para os nossos convidados. Significa estou tão feliz por celebrar este momento, que eu quis te contar essa história, preparei tudo com carinho e te convidei para viver comigo este momento. Em uma época onde as  redes sociais predominam e de relações virtuais, promover o encontro real, e compartilhar experiências de conviver,  celebrar e  emocionar vão se tornando momentos únicos e preciosos.




















Apaixonante né? Nada como conhecer pessoas que amam o que fazem. Trabalho feito com amor faz toda a diferença.
Quer conhecer mais o trabalho da Tati? Vou deixar todos os contatos dela aqui!
Insta:@floralxadrezdecor
Facebook: Floral Xadrez Decor
Whats: 19 988330366